EmpregosVip não faz ligação telefônica para ninguém!

Blog Empregos Vip

Vou começar esse texto com uma simples, mas significativa imagem.

Trata-se de um cavalo amarrado a uma cadeira de plástico. E ele está lá, estático, paciente, acomodado como se estivesse preso a algo que o impedisse de sair.

Sua limitação não é física, mas mental. E essa limitação da mente e acomodação é, talvez, muito pior que a física. Ela o impede de seguir em frente o mantém estático esperando que alguém o liberte daquela situação.

E depender dos outros pode significar perder tempo demasiado ou jamais conseguir dar passos à frente.

E o pior de tudo é que muitas vezes na vida podemos estar no lugar daquele cavalo. Sobretudo quando falamos de carreira e de oportunidades. Muitas vezes, por comodismo ou medo, ficamos ali, tal qual o cavalo, sem enxergar que podemos dar um passo adiante e que nada nos prende.

O importante é termos coragem de olhar adiante, de sair do automático e perceber que é possível avançarmos em nossas carreiras. E o que podemos fazer para melhorar? Estes são apenas alguns erros que, ao serem evitados, podem nos ajudar. O que não podemos fazer é sequer tentar sair do lugar.

ERRO #1 – O MEDO DO NOVO

Muitas vezes grandes oportunidades surgem em nossas vidas e na nossa carreira: um cargo novo, um novo projeto, uma oportunidade de liderar uma equipe. Entretanto, o medo de assumir novos desafios nos faz recusar aquilo que pode significar um passo à frente. Não sabemos se somos capazes se não tentarmos. Não precisamos estar 100% preparados para assumir novos desafios. Muita coisa se aprende metendo a mão na massa.

Na maior parte das vezes não vamos nos sentir preparados e, se abrirmos mão talvez outros (até mesmo piores que nós) assumirão uma posição na qual nos daríamos bem. Não é uma questão de aceitar qualquer coisa, mas também não se pode se deixar paralisar. A primeira vez que aceitei um cargo “maior” me senti inseguro e com medo, mas acreditava em meu potencial. Tudo deu certo, consegui “dar conta do recado” e o melhor, diante disso novas oportunidades surgiram e hoje me sinto mais preparado. Se você não der o primeiro passo ficará para sempre no mesmo lugar.

ERRO #2 – VOCÊ SE MANTÉM DESATUALIZADO

Um dos erros mais comuns e perigosos, ao meu ver, para qualquer profissional é a falta de atualização. Independente da sua área de atuação e do seu cargo é importante saber o que se passa no mercado. Novas ferramentas, novas metodologias e tecnologias, não podem passar desapercebidas. Da mesma forma que o medo paralisa, o profissional desatualizado corre o sério risco de ficar para trás e ser ultrapassado por outros.

Leia, estude bastante, atualize-se. Conhecimento nunca faz mal à ninguém e quando uma nova oportunidade surgir ele poderá ser o combustível para sua nova jornada. Neste contexto aquela famosa frase faz muito sentido: oportunidade é um misto de sorte e de preparação.

ERRO #3 – VOCÊ NÃO ESTÁ IMERSO NA SUA EMPRESA

Uma das formas de se prosperar em uma carreira é se sentir bem e feliz no local onde trabalha. Não dá para ser feliz e dar novos passos se você não está literalmente integrado à cultura organizacional e às suas atividades. Se você não compartilha ou mesmo não concorda com as diretrizes da empresa, talvez seja hora de repensar se, de fato, aquele ambiente é para você.

Claro que a questão financeira pesa bastante em várias decisões, entretanto, não é possível se sustentar numa situação de frustração e insatisfação por muito tempo sem algum tipo de consequência. Dinheiro, sucesso e satisfação profissional podem (e devem) caminhar juntos.

ERRO #4- VOCÊ SE FECHA EM SEU MUNDO

Muitas vezes fazemos o nosso trabalho bem feito mas esquecemos de cultivar algo que pode ser muito importante: uma rede de relacionamentos. Conhecer e manter uma boa relação com seus colegas de trabalho e outras pessoas da área ou de outros setores da empresa é sempre salutar.

Não sabemos o dia de amanhã e, oportunidades surgem a todo o momento e podem vir das mãos de qualquer pessoa. Quem não é conhecido não é lembrado. Você pode ser a pessoa melhor preparada para assumir uma certa função, mas se ninguém sabe disso, de nada vai adiantar.

ERRO #5 – VOCÊ NÃO SABE A HORA DE SAIR

Esse tem a ver com o erro número 3. Às vezes, por mais doloroso e incerto que seja é importante saber o momento de mudar. Falta de motivação, de oportunidades, de reconhecimento ou mesmo insatisfação pois dar indícios de que é chegada a hora de respirar novos ares (seja num novo setor, numa nova função ou mesmo numa nova empresa). O que, muitas vezes, pode parecer um tiro no escuro pode na verdade ser um tiro certeiro bem no centro do alvo. Como diz a sabedoria popular: Quem não arrisca não petisca.

ERRO #6- VOCÊ ESTÁ ESTAGNADO HÁ UM BOM TEMPO

Manter o seu desempenho pode significar que você seja bom no que faz, mas isso não significa que poderá dar um passo adiante. Se seu desempenho, seu conhecimento e tudo que você faz é exatamente o mesmo de um ou dois anos atrás, isso pode ser sinal de estagnação.

ERRO #7 – VOCÊ NÃO TEM E NEM DEMONSTRA AMBIÇÃO

Claro que ter ambição profissional é algo bem pessoal, entretanto, ser ambicioso é o primeiro passo para progredir na sua carreira. A ambição é o que te fará motivado à promover as mudanças necessárias para alçar novos voos. Demonstrar ambição pode ser a oportunidade de ser lembrado por sua rede de contatos, afinal, é mais fácil oferecer oportunidades àqueles que demonstram querê-las. 

ERRO #8 – VOCÊ NÃO SE FORTALECE COMO MARCA

Da mesma forma que um produto precisamos nos fortalecer enquanto marca pessoal. Fazer marketing pessoal não significa se exibir mas deixar que os outros saibam sobre suas habilidades e potencial. Se possível torne-se um perito na sua atividade, estude, prepare-se, busque novas e melhores maneiras de fazer o que você faz. As oportunidades tendem a ser oferecidas aos melhores.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/8-erros-que-mant%C3%A9m-voc%C3%AA-estagnado-na-sua-carreira-patrick-pedreira

FAVOR ENVIAR CURRÍCULO SOMENTE OS QUE ATENDEREM O PERFIL SOLICITADO. DICAS: Não faça panfletagem com seu Currículo, somente envie o mesmo para as Vagas anunciada. No Assunto do E-mail, sempre coloque o nome da Vaga na Qual está se candidatando. Sempre Verifique a Correção Ortográfica antes de Enviar seu Currículo.